quinta-feira, junho 17, 2010

Dilma é Lula. Ou será que Lula é Dilma?®



Poderia começar muito bem falando da Copa do Mundo, afinal é o evento que está mobilizando todos os brasileiros e brasileiras como bem gostava de falar José Sarney ao invadir nossas casas para mais um pronunciamento nefasto em sua época de presidente do Brasil.

Mas não vou falar. Vou me calar da mesma forma como muitos estão implorando para que Galvão Bueno o faça. Eu mesmo calei o Galvão ontem ao trocar da Rede Globo para o Sport Tv. Só te digo uma coisa, que alívio.

Essa mobilização da qual falei mostrada pelo povo é vista através das ruas pintadas, das caras pintadas e nas bandeirolas e bandeiras penduradas em carros e janelas tremeluzindo ao som do vento. Sem esquecer que a maioria veste o verde e amarelo. Legal isso, muito legal. São mais de 193 milhões em ação, pra frente Brasil. Salve a seleção! (aqui cabe a cada um fazer a sua própria interpretação) Mas, sempre tem que ter um né? Mas não está legal. Queria, juro que queria, ver essa mesma mobilização, esses mesmos milhões de brasileiros e brasileiras clamando por uma faxina completa na política, por uma educação decente, por uma saúde digna, por um futuro melhor para todos. Mas não vemos isso. Vemos um grupinho aqui, outro acolá, nada mais.

E se não fazemos nós a nossa outra mobilização, fazem eles. Do PT é claro. Pois não é que em tempos de democracia (quase) total e irrestrita instituiu-se pelo PT nacional que todos devem dar apoio à reeleição de Roseana Sarney como governadora no clã dos Sarney. E quem não der que faça sua greve de fome, como faz o deputado Domingos Dutra e aguente as conseqüências, pois o Coronel Sarney é sinistro! Melhor não mexer com o homem que é incomum. Ou como disse Lula não é comum.

Melhor mesmo é fazer como a Dilma que arrumou suas malas e foi para a Europa. Por incrível que pareça Lula não foi e o mais incrível ainda é que ele está em Brasília com a vuvuzela na mão. Ou seria na boca? Melhor que seja. (cala a boca Lula! Cala boca Galvão!)

O negócio é que os coordenadores da campanha de Dilma afirmam que ela não está fugindo do confronto direto com seus adversários na disputa da presidência e sim porque foi convidada. Mas segundo assessores de líderes europeus o convite partiu dela mesma. Ou seja, prepara a janta que estou chegando!

Espero não precisar me acostumar com viagens de Dilma, pois ela já mostra indícios de que gosta de um avião e se ela mesma afirma no slogan lançado em ocasião da oficialização de sua candidatura – eu ainda tinha um fio de esperança que um milagre mudasse isso – a ‘continuidade da mudança’ devemos ter em se concretizando o apocalipse uma presidente ausente no país na maior parte do tempo, pois Lula foi assim e é assim. Tanto é que entre 1º e 11 de junho, Lula estará em viagem oficial a países africanos. Só não entendi esse “oficial” informado por sua assessoria. Será então que nem todas as viagens foram oficiais? Foram viagens tipo caixa dois? Será? Será? Abafa o caso!

Mas não posso abafar um pouco da prepotência de Lula que disse que vai haver um vazio na cédula. Não que ela estará furada. E nem que seja uma furada votar em Dilma como muitos pensam e outros não. Mas segundo Lula e sua cabecinha meio-pensante, votar em Dilma é votar no Lula. E justamente para que esse vazio seja preenchido, ele (Lula) mudou de nome. Não é fofo?

Então talvez seja por isso que Lula depois do giro pela África irá suspender viagens internacionais e entrar em campo de corpo (será?) e alma e ainda diz que subirá nos palanques sem medo de ser multado, pois quem poderá afirmar quem está no palanque? Quem poderá dizer se Dilma é Lula ou se Lula é Dilma? Será que o TSE pedirá um teste de DNA? Isso sim é um Dilema.

Dilema mesmo foi Lula ter esperado até os 44 minutos do quinto tempo para anunciar o aumento aos aposentados contrariando a equipe econômica que diz que o rombo será grande.

Mas…

Tenho que bater palmas para Lula que fez da decisão acertada e que aproveitou a situação e criou um joguinho de marketing pessoal e para Dilma que pode render alguma coisa. Mas política é isso mesmo, se joga o tempo todo, até mesmo depois do apito final. E principalmente quando se tem a plena certeza do que vai acontecer, mas ai como é política acaba acontecendo o inesperado. O inusitado.

Lula foi esperto, deixou o abacaxi com sua equipe econômica e agradou a gregos, troianos e aos aposentados.

Antes de ir não poderia deixar de pedir e gritar também: “Cala a boca, Galvão!”

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambientes fechados.

Nenhum comentário: