domingo, maio 30, 2010

Você sabia?®


Você sabia que faltam (hoje) 16 dias para a Copa do Mundo? Uau, estou emocionado!! Você sabia também que Brasília é a capital do Brasil? Pois é. E sabia que a carga tributária no Brasil é uma das mais altas de que se tem notícia? Você sabia que os aposentados votam? Ah, e você sabia que estamos em ano de eleição? Pois bem.

Vou até parar com meu momento Rádio Relógio, pois, se fosse continuar meus questionamentos, isso aqui não seria um texto e sim uma trilogia, no mínimo, e com um pouco mais de liberdade poderia virar uma enciclopédia.

Pois, então, muitas dessas questões muita gente sabe. Mas existem questões que muitos preferem não saber ou fingem que não sabem. Triste isso, né?

Leio no jornal que a Câmara, ou seria a Mãe-Câmara (?), aprovou emendas que provocarão um aumento de gastos públicos de R$ 1,8 bilhão. Lula ainda pode vetar isso. Será que vai? Mas a Comissão de Constituição e Justiça – pra quem? – da Casa (CCJ) aprovou, em caráter terminativo, projeto do governo que cria gratificações e reajusta salários de quase 33 mil servidores. Legal isso. Mas aí entra a minha pergunta: e os aposentados?

Será que o governo acha que os aposentados são lixo, que não precisam de aumento? Ou será que contam que alguns nem cheguem vivos ao dia da eleição e por isso o aumento aprovado pela Câmara não é de suma importância? O absurdo dessa história toda é que somente agora no apagar das luzes do governo Lula é que alguém ouviu o grito dos aposentados e aí começou a novela mexicana “Aposentados agora podem esperar”. Se essa questão tivesse sido avaliada antes, tratada antes, hoje estaríamos trocando figurinhas e tentando completar o álbum da Copa. Lula você tem a do Dunga?

A equipe econômica pressiona Lula para que vete os 7,7% de reajuste dos aposentados, e Lula ainda está pensando. O Lula alguma vez pensou mesmo? Todos sabem que ele é o homem do improviso. Fala o que quer, a hora que quer, onde quer e para quem quiser (ouvir). Verdade seja dita: Lula está mais preocupado em participar das comemorações do bicentenário da independência da Argentina e de afagar Ahmadinejad do que sentar em seu gabinete em Brasília – que é a capital do Brasil, você sabia, Lula? – e resolver a questão dos aposentados. Aposentado também vota – você sabia, Lula? – e você não deve conceder o aumento somente porque estamos em ano eleitoral, mas sim porque eles precisam viver melhor. O que é a mesma situação que vejo nas melhorias que serão feitas no Brasil por causa da Copa 2014 e aqui no Rio de Janeiro por causa das Olimpíadas em 2016. Se não fossem esses eventos teríamos essas melhorias? Duvideodó.

Assim como duvideodó que alguém esteja vendo a gastança do governo em publicidade e se questionando do porquê? Por que foi preciso gastar nos quatro primeiros meses do ano eleitoral R$ 240,7 milhões? Talvez os homens do governo achem que alguma coisa deve estar meio fora de foco, uma imagem arranhada, sei lá. Ou será desespero em eleger Dilma? Agora é aquela hora em que eles enchem a boca para falar de tudo de bom que fizeram, de todas as Bolsas distribuídas, do acordo com o Irã, da popularidade de Lula ter chegado ao céu que de brigadeiro não tem nada. Enfim, esse tipo de coisas boas.

E como nem tudo são flores, essa manobra no texto aprovado sobre os Fichas Limpas de se mudar “os que tenham sido condenados” para “os que forem condenados” é bem a cara de quem tem a ficha suja. Isso dará pano para manga. E aí os Fichas Sujas conseguirão sempre ganhar tempo e argumentar que não foi bem isso que o texto quis dizer. E aí como é que vai ficar? Será que vão então sugerir que se crie uma Comissão Interpretadora da Língua Portuguesa – o que é bem a cara do governo –, para analisar separadamente se o candidato Fulano da Honestidade Irrestrita é um condenado para essa eleição ou se o candidato Sicrano Nunca Fiz Nada Nesse Verão é realmente inocente porque não foi no verão passado que ele fez o que disseram que ele fez?

Tudo, segundo professores e gramáticos, é uma questão de interpretação. E aí é que habita o problema. Para uns, o culpado pode ser o sujeito, mas isso irá variar se o adjetivo não for confuso e se não forem enganados pelo verbo de ligação. Tudo é uma questão de ligação. Resta saber quem liga pra quem e que tempo verbal irá ditar as regras do jogo. Num país em que a educação e o ensino não são priorizados, podemos esperar de tudo um pouco. Ou do que já quase sabemos que vai acontecer muito.

Salvem as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fumem em ambientes fechados.

Um comentário:

Eliane Raye disse...

Claudio,

Fico pensando em como tudo seria mais simples se todos fossem honestos, mas acabam se apoiando na má alfabetização do povo, ou nas várias interpretações que nossa língua permite.
Fico revoltada com a injustiça e de como estamos todos de mãos atadas perante ela.
Mas tenho fé no futuro. Até lá, vou lutando contra a matança das baleias, contra o uso irracinal dos nossos recursos e ajudando na campanha anti-fumo!
adorei seu blog!