sábado, maio 15, 2010

Desviar: Verbo Transitivo Direto®


No meu dicionário você encontra entre outras definições que desviar pode ser: mudar a direção de, afastar do ponto onde se encontrava, alterar o destino ou aplicação de. E acredito que no dicionário de todos também. O que irá diferenciar é a interpretação que cada um dá ao seu desviar. E consequentemente existirão desvios e desvios. Para o bem e para o mal.

E com os recursos que seriam aplicados no ensino básico não poderia ser diferente. Vamos desviar. Desviar JÁ! Para que aplicar todos os recursos destinados para a educação na educação? Ainda mais beneficiando o povo? O que isso iria beneficiar o governo? Povo burro é mais fácil manipular. É só fazer uma boa ação dando um Bolsa Qualquer Coisa aqui e mandar o povo fazer mais sexo que está tudo em casa e ainda poderão dizer que assim ajudaram a combater a hipertensão. E a educação…

Mas educação pra que mesmo?

O Ministério da Educação (MEC) constatou que estados deixaram de repassar R$ 1,2 bilhão para o ensino básico em 2009 e já entreouvi por aí que a meta é aumentar esse valor para 2010. Tudo pelo social.

Enquanto os desvios continuam, continua também a discussão das cotas nas universidades públicas e não se foca no problema em si que começa na verdade lá atrás e muito mais grave ainda na formação de professores. Mas isso tudo parece besteira. Tanto é que isso se arrasta como se fosse um caso da justiça. Mas na verdade é um caso de justiça. A justiça de termos uma educação à altura de um país que se diz preparado para enfrentar o primeiro mundo. Não basta termos um presidente considerado um dos homens mais influentes desse planeta se ele não usa essa influência para conseguir coisas boas de verdade para nós, como uma educação impecável igualzinha ao corte dos ternos que ele passou a usar. Um terno que se usa hoje e amanhã pode ser que saia de moda ou que não caiba mais em você, mas uma boa educação é para a vida toda. E isso Lula ainda não captou. O que é uma pena.

E falando em pena, estou morrendo de pena de Tuma Jr, o Romeu. Ah coitado! Tão injustiçado. E logo ele, Secretário Nacional de Justiça. Será que a Justiça está sendo cega com ele? Só pode ser. Segundo ele, não existe nenhum tipo de envolvimento dele com o chinês Li Kwok Kwen, o Paulo Li — preso por contrabando em São Paulo. A voz que a Polícia Federal ouviu nas ligações interceptadas não deve ser dele. Ele tem uma voz doce, de uma criança, de bom menino (que diz ser). E os e-mails? Claro que não são dele. São de uma terceira pessoa fazendo-se passar por ele. É totalmente fake. O que mais temos hoje é perfil falso na internet, no Twitter. É só olhar para a cara dele. E o que pode corroborar ainda mais isso é que ele não gosta de comida chinesa. Só come filé mignon e picanha uruguaia. Picanha chinesa nem pensar. Por isso e por sua cara de bom moço seria conveniente deixá-lo em paz. O Lula até tentou e pediu ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, que pedisse a Tuma Jr que deixasse o cargo, mas este disse que não sai e que de lá ninguém o tira. Até porque não cometeu nenhuma irregularidade nem imoralidade. E então para amenizar as coisas resolveu tirar férias. Simples assim. E disse ainda num tom irônico que ia pegar um sol e que voltaria quando estivesse moreninho. Pelo menos não disse que está se lixando para a opinião pública. Ou será que disse e eu que não entendi?

O que definitivamente não entendi foi Lula não ser mais enérgico e dizer que não pode ter um secretário nacional de Justiça envolvido em um escândalo e demiti-lo. Será que Tuma Jr faz parte do grupo de pessoas que não são comuns? Essa lista sem fim começa a me preocupar.

Qual será então o próximo nome a entrar para o rol de pessoas não comuns do presidente Lula? As apostas já podem ser feitas nas principais casas lotéricas do país.

E enquanto o resultado não sai…

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambientes fechados.

Nenhum comentário: