sábado, abril 24, 2010

Sem circunlóquios!®


Brasília é agora uma senhora. É uma cinquentona. Fez aniversário ontem. Mas não temos o que comemorar. Só lamentar que uma cidade tão bonita criada pelos traços de Niemeyer tenha perdido o seu próprio traçado e seja lembrada como cidade da lama e sem esquinas. Tenho certeza que os brasilienses não merecem isso. Pelo menos parabéns a eles.

E parabéns a Lula por ter rezado para Deus mandar chuvas para o Nordeste. Ele só errou na dose. E disso dizem que ele entende. Será mesmo? Ou o problema está com o baiano Geddel que destinou a maior parte das verbas do ministério da Integração Nacional justamente para a prevenção de enchentes deixou a cidade no estado que ficou. Totalmente submersa. E agora estão pedindo mais uns trocados. Meros R$ 250 milhões. E agora, Geddel? Explique-se.

Pelo menos é o mínimo que você pode fazer. Ou vai querer me convencer e ao povo baiano que não é bem assim. Então é como?

E falando em como, como é que Marisa Letícia Lula da Silva conseguiu ser admitida no quadro suplementar da Ordem de Rio Branco, no grau de Grã-Cruz? É para dar os parabéns? O Lula sabe disso? Pois deram esse decreto para José Alencar assinar enquanto Lula encontrava-se indisponível e viajando. Estranho isso, pois a Ordem é destinada a galardoar os que, por qualquer motivo ou benemerência, se tenham tornado merecedores do reconhecimento do governo brasileiro, servindo para estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção, bem como para distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas. Agora alguém me diz onde Marisa se enquadra?

Será que aturar Lula pode ser considerado um ato digno?

Lembrando que a Ordem do Rio Branco é a mais alta condecoração da diplomacia brasileira. Então vou logo pedir a minha. Antes que acabe.

E antes que esgote todo o meu estoque de “parabéns”, parabéns, Sarney, por ter anulado a votação contra o diretor da ANA (Agência Nacional de Águas), o que abriu caminho e colocou Paulo Vieira onde seu amigo e companheiro José Dirceu queria. Dentro da ANA. Coitada dela.

E vendo que tenho crédito ainda de “parabéns”, parabéns pela novela Belo Monte, onde só os homens de Brasília são capazes de atuar. É tudo pelo PAC a qualquer custo. Mas, Lula, o pai do PAC não está nem aí. E por que estaria também? Ele está parecendo e me lembrando até o deputado Sérgio Moraes, aquele mesmo que não está nem ai para a opinião pública.

E a gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai levando…

Só não sei até onde a Dilma vai levar essa sua fala onde está prometendo quase tudo ao povo brasileiro. Segundo ela é possível zerar o déficit habitacional, acabar com a pobreza e fazer a reforma tributária. Lembrando que ela tempos atrás disse que queria levar os brasileiros ao paraíso. Será Dilma então uma santa milagreira? Uma bruxa? Um Harry Porter de saias? Ou simplesmente uma mentirosa?

Dilma, você bebeu? Olha a campanha da Lei Seca, se beber não dirija!

Já pensou então Dilma dirigindo nosso Brasil varonil?

Eu até pensei e o que vi não gostei. Não que eu seja uma mãe Dinah de calças, mas não é preciso ir muito longe e nem é preciso tantos pensamentos assim. Basta olhar nossa realidade como um todo, como um conjunto de coisas e fatores e ver se o retrato, a foto está bonita.

E enquanto vocês estudam a foto…

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambientes fechados. Lutem por uma educação digna.

Nenhum comentário: