sexta-feira, outubro 02, 2009

Just Do It


Antes de qualquer coisa vale dizer que a Nike e este escrevinhador não possuem contrato (infelizmente) seja ele de qualquer espécie for. Mas estou aberto a ofertas. E precisando.

Então, se Lula usou a célebre frase de seu amigo do peito e de infância, Barack o Obama, “Sim, nós podemos” quando se referiu a sermos capazes de sediar uma olimpíada, achei que foi aberto um precedente e então que poderia dizer não o “Sim, nós podemos”, mas sim o “Just Do It”. É só um empréstimo e acaba que faço indiretamente um “merchan” e “di grátis”.

Honduras fora, não é que vazou a prova do Enem? Brincadeira isso, né? Nem o Enem está mais seguro aqui na nossa terrinha.

E agora, José?

Antes de responder a isso, José (que não faço a mínima idéia de quem seja), queria que você me respondesse algo mais importante. Algo mais profundo, porém delicado. Um assunto contundente.

Vou ser direto. Rápido na pergunta, para não dar tempo de gaguejar. Mas deixo você “a la vonté” para responder quando achar que está pronto. Posso até de dar um prazo: 2016.

E falando em 2016, e é justamente sobre isso que iria perguntar, queria somente entender a razão de o governo conseguir recursos mil, na verdade é mais um pouco que mil, beira os bilhões, para reestruturar a cidade somente para atender às exigências do Comitê Olímpico para podermos ser a sede dos jogos? Será que nós cariocas não merecemos então que se invista em nada em nosso benefício sem ter uma contrapartida? Se não for pelas Olimpíadas, teríamos que esperar talvez o próximo governo, ou o outro?

Quando o Comitê Olímpico esteve aqui estudando a cidade e andou de metrô tenho certeza de que colocaram carro extra, ligaram o ar condicionado no máximo e devem ter isolado a área para os demais usuários. Pois queria ver o nosso prefeito, nosso governador, e o Comitê enfrentar e encarar usar o metrô pela manhã e também no final da tarde. Eles iriam sentir na pela (literalmente) o que é começar a viagem no ponto A e terminar a viagem no ponto Y. Queria vê-los encararem algumas estações específicas que quando se abre a porta vem uma manada ao seu encontro. Fora a sauna que seria oferecida como um bônus.

Não estou com isso querendo dizer que sou contra nada. “Vamos lá Rio de Janeiro”. Mas queria ver essa mesma preocupação com a população da forma que nós enquanto eleitores e pagadores de nossos mil e um impostos esperamos receber. Lembro que na Eco 92 (nem pensem em dizer que estou velho) a cidade do Rio de Janeiro viveu seu melhor momento em questão de segurança pública. Depois nem é preciso dizer para onde descambou.

E a nossa saúde? Precisa mesmo tentar empurrar garganta abaixo um novo imposto, a CSS? Por que não arrumam então dinheiro na mesma fonte? E a nossa educação? Por que não arrumam (também) dinheiro na mesma fonte?

Temos exemplos cabais de que a cabeça de governo e governantes funciona dessa forma. O que é triste. Então tínhamos que ficar atentos para esses movimentos e começar a fazer alguma coisa a respeito.

Será então que para termos melhorias precisamos atrair eventos? Então que venha a Copa do Mundo, assim o Brasil poderá melhorar como um todo.

Na verdade tínhamos que começar a melhor antes de qualquer coisa os habitantes de Brasília.

Por isso eu digo nas próximas eleições: “Just Do It”.

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambientes fechados.

Nenhum comentário: