quarta-feira, julho 02, 2008

Fatos e fatos!!!®


Não me levem a mal. Talvez o que eu estou perto de dizer seja muito forte. Talvez cause muita polêmica. Aliás, é um assunto polêmico. Polêmico? Nem sei se a palavra certa seria essa. É bom deixar claro, e espero que me entendam. Meus textos foram a forma que encontrei de gritar: Basta!!!; Chega!!!; Atenção, povo brasileiro!!!; Cuidado pessoas!!! ou Vamos em frente!!!!. Não achei outra forma. Pena que (ainda) não tenha uma coluna num jornal de grande circulação; ou numa revista semanal. Mas a internet tem sido muito amiga assim como os sites que me acolheram. E quero causar polêmica, quero começar uma discussão, um debate aberto. Quero tentar ajudar a termos mudanças.


Então vou deixar de lero-lero.


Tudo isso para dizer que dois fatos, duas notícias me causaram incômodo. Primeiro fato: assalto na Lagoa Rodrigo de Freitas pela manhã - como se isso tivesse alguma influência -, perseguição, tiroteio, bala perdida, dois feridos, assaltantes fugitivos, um capturado. Na hora da prisão de um dos marginais, foi mostrado pela televisão, quando uma das pessoas que ajudavam os policiais a carregá-lo para a viatura, deu um pequeno chute no meliante. ( há quanto tempo não escutava essa palavra). Isso pode?? Na verdade não. Mas, aí entra o mas... Foi noticiado também que a comissão de direitos humanos que já se manifestou, e quer a identificação dessa pessoa que promoveu o chute. Como eles são rápidos. Parece até o ligeirinho, aquele ratinho simpático que era rapidíssimo. Andalê, andalê... - bons tempos. Então, isso me incomodou e muito. Porque a tal comissão não se manifesta para as centenas de mães que tiveram seus filhos mortos vítimas desses mesmos marginais??? Será que os tais dos direitos humanos só funcionam para eles?? E nossos direitos?? Não deveriam ser humanos também?? Isso me revolta. Não quero dizer com isso que se deve sair chutando marginais algemados sendo levados para a viatura ou para qualquer lugar que seja, mas que essa mesma comissão deveria se manifestar nas duas vias. Na nossa e nas deles.


Segundo fato: Um desempregado de 23 anos foi preso em flagrante, após furtar objetos metálicos - que ele iria vender para um ferro-velho e tentar obter de R$ 5 a R$ 6 reais - e 42 laranjas do horto florestal que fica no Centro Agropecuário da Palma, em Capão Leão (RS), para poder comer. Roubar pode? Não, não pode. Mas o fato dele ter sido preso... Revoltou-me e muito. Por que ele foi preso enquanto que outros tantos que roubam até mais, milhões, fraudam pensionistas, desviam dinheiro que seria usado em nosso benefício?? E o que dizer dos políticos que cada vez mais fazem parte desse time de meliantes que nos roubam em plena luz do dia, a qualquer hora, qualquer dia, qualquer época? Se existe o tal de fórum privilegiado para eles, dever-se-ia ter também um fórum privilegiado para àqueles que têm fome e acabam descambando para o furto.


Não deveríamos ter a "lei" de dois pesos duas medidas. Elas deveriam ser as mesmas. Para ambos os casos. E é essa diferenciação que na verdade me revolta. Claro que cada caso deveria ter a sua pena, mas deveríamos ter nos dois, tanto em um como em outro o mesmo tratamento. Mas no nosso caso, parece que somente temos um lado da moeda e sempre ou o do mais fraco ou o do "coitado" que por causa da política social e da falta de oportunidade resolveu entrar para o mundo da marginalidade.


E enquanto isso o Lula fica pulando quadrilha vestido à caráter. Coisa fofa que é nosso (argh!!) presidente!!!

Nenhum comentário: