terça-feira, julho 15, 2008

Onde os velhos não tem vez - Cormac McCarthy


Depois de ler Onde os velhos não tem vez, e ler que "no fundo, McCarthy é o maior escritor americano da atualidade" segundo o Harold Blomm, um crítico literário, não sei mais dizer se sei o que é literatura. Ou será que estou louco? Ou poderá ser que o louco é ele? Tem mais. Sam Shepard escreveu: "este livro te deixará sem fôlego e perplexo". Dependendo do que ele quis dizer posso concordar 100%. Realmente o livro me deixou sem fôlego(??) mas perplexo com certeza. E minha perplexidade foi a de que o que é isto?? Isso é mesmo literatura? Será que é um novo estilo de escrita? Mas ninguém me avisou. Eu que achei que estaria comprando um ótimo livro acabei sendo induzido pela sinopse e pela "orelha do livro" que fizeram o papel de um belo vendedor. Se pudesse voltar no tempo e ter meu dinheiro "back". A narrativa é estranha meio que sem pé nem cabeça. Frases curtas, estranhas, às vezes fazendo parte de um diálogo, outras vezes, repetindo frases que seriam uma pergunta e não são. Primeira pessoa, terceira pessoa. Um carnaval. Como cheguei até o fim do livro, não sei também. No caminho pensei em desistir algumas vezes. Mas fui valente mesmo perplexo a cada virada de página. Era aquela coisa de menos uma. Ufa, tá chegando o fim. Será que em algum momento isso pode mudar? Ledo engando. Sinceramente não comprem esse livro. Não percam tempo com isso. Poupem seu dinheiro. Tem muita coisa boa no mercado. Isso não pode ser considerado coisa boa. Ou então se for o caso me internem.


Nota: 2

Nenhum comentário: