quinta-feira, maio 08, 2008

QI de ameba !!!!®


Aliás, que mal lhe pergunte: Ameba tem QI ??. Antes de arriscar uma resposta ou ter que recorrer aos universitários do Sílvio, o Santos, fui fazer uma vista ao pai dos burros, o dicionário. Está escrito, que ameba vem do latim científico amoeba, e é um protozoário que se movimenta por meio de pseudópodes e ocorre, normalmente, em ambientes aquáticos. Diante disso, é possível afirmar que se a ameba se movimenta ela tem QI ? E se ela tem QI ele é igual ao do baiano?? E se é igual ao do baiano, a ameba pode tocar violino?? Não se assustem. Essa é uma questão simples de raciocínio lógico. Para resolvê-la é necessário montar uma tabela verdade. Onde dependendo da proposição... Melhor deixa essa questão de lado, pelo menos por enquanto. Mas isso para quem está estudando para concurso como eu é fácil, até porque não sou baiano, mas também não toco berimbau, nem violino. Não sou uma ameba. Mas a grama é verde.


Aliás, falando em ameba, acho que somente alguém com cérebro de ameba poderia falar uma coisa dessas do povo baiano. Ou a própria ameba em pessoa. Mas isso eu não sei responder.


Só para registrar, ameba é feminino ou masculino??


Isso vou perguntar para o Ronaldo, o Fenômeno, que entende do assunto.


Mas como eu estava falando, ou ia começar a falar, isso tudo me assusta. As pessoas que estão em certas posições, estão em certos cargos, deveriam segurar um pouco a onda, e simplesmente pensar antes de falar alguma coisa, ou fazer alguma coisa. É tudo muito fácil. Tudo sempre parece normal, comum. Isso tudo só vem a conspurcar nossas convicções.


Como pode um coordenador de um curso de medicina de uma Universidade Federal, no caso, a UF-BA, Universidade Federal da Bahia, o senhor Antônio Natalino Manta Dantas, soltar uma pérola dessas? Isso não pode!!!. Um coordenador não deveria falar isso, independentemente do curso que ele coordena. Só que agora é passado. É pretérito e perfeito. Ele não mais habita esse cargo, essa cadeira. Finito.


Mas antes de dar adeus, deveríamos lembrá-lo que o problema do mau resultado da faculdade no Enade, não é um problema do povo baiano. Se Dantas não sabe, ele deveria saber que segundo um relatório divulgado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), mostra que apenas 53,8% das crianças brasileiras matriculadas na escola conseguem terminar a 8ª série. Ou seja, Dantas, o problema vem lá de trás, lá do começo da vida escolar. Dantas, a repetência só é maior na África. E lá deve ter ameba. A evasão escolar, o ensino deficitário, falta de escolas, falta de livros, salários dos professores e condições de trabalho, abaixo do desejável. Como que com tudo isso acontecendo, espera-se que por milagre, ou osmose, o resultado dos Enades da vida seja um resultado de países que INVESTEM mesmo na educação? Não tem como. Isso como disse seria milagre. E na Bahia então isso estaria resolvido. Mas não é assim. É um processo e se esse processo começa torto, para desentortar depois é complicado. Saiba não é o povo baiano. Isso não é privilégio do povo baiano. Não mesmo.


Agora que você já está mais esclarecido com relação ao problema educação, poderia e deveria dar nome aos bois e dizer que quem tem QI de "baiano" é quem pela Constituição Federal, fere o artigo 6º, que diz que é um direito social, A EDUCAÇÃO e simplesmente vira às costas para ela. Aliás, não é só esse direito social que está sendo ferido, na verdade parece que o artigo 6º está sangrando, pois todo ele está sendo ferido, pois o que podemos falar da saúde, da segurança, do trabalho, da moradia, da previdência social, da ajuda aos desamparados, da proteção à maternidade e à infância e ao lazer?


É só olhar para frente que podemos responder a essa pergunta sem ter medo de errar. Sem ter medo do nosso QI, seja ele baiano, carioca, paulista, mineiro e por aí vai. Um dia eu sei que vai. Tem que ir. É uma questão de tempo. Espero que pouco. Mas vai.

E enquanto espero, vou ver se consigo aprender a tocar berimbau, afinal meu QI é carioca.

Ih, acho que piorou, não é Dantas??

Nenhum comentário: