sábado, fevereiro 10, 2007

Sem explicação!!!®


O Lula que me desculpe, e também, os deputados, senadores, governadores e todo o resto da corja, mas não vou falar de vocês hoje. Não diretamente. Vou dar uma trégua. Aproveitem !!!! Afinal é quase carnaval. E também estou meio com medo de falar de autoridades assim, pois já pensou se o prefeito Gilberto Kassab de São Paulo resolve ler meu texto ??? " Nunka se ssab" do que ele será capaz. Mas aviso logo: Vagabundo eu não sou !!!!



Agora vou sair um pouco do meu silêncio das utlimas duas semanas para deixar também aqui registrado minha total repulsa, raiva, ódio e sei lá mais o que que estou sentindo desses elementos, como se diz na gíria policial, que foram presos depois de assassinar uma criança de 6 anos, da forma mais cruel e covarde. Não se fala em outra coisa aqui no Rio de Janeiro. Já ouve um ato de manifestação, com faixas e pessoas vestidas de preto pedindo acima de tudo acredito eu socorro. Socorro sim, pois estamos cada vez mais prisioneiros, cada vez mais acuados em nossas casas cercadas de grades, câmeras, senhas, seguranças, carros blindados. Mas nem todos tem acesso a isso tudo. O que temos em comum é uma polícia competente quando lhe é conveniente. Com certeza há muito mais do que uma polícia mal aparelhada, mal remunerada, e incompetente. O que há é algo fora de nosso alcance e de nossa vontade. Sei que a criminalidade não irá acabar, e pelo visto, nem diminuir, enquanto as pessoas que podem fazer alguma coisa, simplesmente façam ou queiram fazer. Isso é cristalino. A prova disso é que esses marginais foram pegos. Depois disso ainda se tem outra vertente. A discussão das leis. Que é uma questão fundamental e deve acontecer paralelamente a alguma ação que diga quem é o dono das cartas. Não é aceitável que o Rio de Janeiro, no caso, tenha um policiamento mais ostensivo em cada grande evento que o põe em evidência pelo mundo. Em 1992, quando aconteceu a Eco, a Conferência Mundial para o Meio Ambiente, quando tivemos o Exército patrulhando as ruas. Agora com o Pan teremos uma força tarefa especial, e depois ??


Depois não é depois. Pode não haver depois. Hoje, temos que nos sentir privilegiados ao voltar para casa depois de um dia de trabalho ou de um dia de diversão. O fato de voltar para casa sem nenhum arranhão é hoje uma mega-sena. Pois o negócio está ficando complicado e feio. Infelizmente a morte de João servirá somente para aumentar as estatísticas de que viver no Rio de Janeiro nos dia de hoje, é uma tarefa de alto risco. E é sempre a mesma ladainha. E não agüento mais isso. Sempre que há uma morte mais brutal ou uma que cause grande comoção parece que se acende novamente a luz amarela de atenção, mas isso não tem sido suficiente, pois mais mortes assim continuam a acontecer. As autoridades aparecem falando, dizendo que irão acontecer, mas não acontecem. Se quando a menina Gabriela foi morta na porta do Metrô as autoridades tivessem feito pelo menos parte do que prometiam na época, João poderia estar vivo. Mas ele não está. E aí ?? Vai falar o que com os pais dele ?? Não existe nada que se fale que traga parte da vida deles que acabou com a morte do filho deles. Ninguém na verdade pode imaginar a dor de perder um filho ainda mais de uma forma como essa. Quando meu pai faleceu vítima de câncer aos 65 anos de idade, questionamos muitas coisas. E não há para mim explicação porque coisas ruins acontecem com pessoas boas. Com pessoas do bem. Porque não vemos um fdp desses ter um melanoma, um câncer de estômago, de próstata, ou uma doença que o mate em pouco tempo ?? Não sei explicar isso. E nunca vão conseguir me convencer de que a missão do João na terra era a de nascer, e morrer aos 6 anos vítima de uma violência brutal. Como aceitar isso ?? Como aceitar então que a missão desses marginais era a de nascer e cometer um crime desses acabando com a vida de uma família que começava a vida deles ?? Não entendo. Não aceito.


Muitas coisas passam em nossas cabeças numa hora dessas. Vários pensamentos. Mas para muitas dessas coisas sempre irá aparecer uma senhora que gritará pelos direitos humanos. Quer saber ?? F.... os direitos humanos de quem não é humano. Pergunte a essa mesma senhora se fosse com o filho dela se existiria ainda direitos humanos para esses marginais. Acredito que não. Temos que de uma vez por todas se preocupar com o nosso direito humano que está sendo roubado de nós. E está havendo uma inversão de valores. Isso tem que acabar. E era bom que acabasse já, sem que outro João, Gabriela, Patrícia, Marcelo, Paula.....Claudio, Mônica perdessem suas vidas para à partir dai criar a coragem para alguém dar um basta nisso tudo. Não precisamos mais de mortes. Precisamos de vida e de justiça. Uma justiça justa e homens com coragem para fazer valer essa justiça e dar esperança a quem quiser viver dignamente.

Nenhum comentário: