quarta-feira, dezembro 14, 2005

Temporada de férias aberta !!!®



Férias. Você ainda vai tirar as suas. Afinal, somos todos filhos de Deus. Todo mundo tem férias. Só que alguns tem FÉRIAS. Não, não estou falando daqueles milionários que podem curtir a vida adoiado. Estou falando daqueles outros. É aqueles mesmos.

Até onde eu sei, a CLT garante ao trabalhador, 30 dias de férias. Por ano. E existe uma outra parcela que se diz trabalhadora e conseguem ter 90 dias de férias. Vale dizer que nessa parcela tem gente que trabalha mesmo, mas não é por isso que merecem tantos dias de descanso. E é nessa hora que minha cabeça fundi e tico e teco param de funcionar porque não conseguem processar essa informação e nem o objeto dela. Pois até valeria um processo. Mas até para isso eu teria que esperar eles voltarem a ativa.

Ou quem sabe não. Basta convocá-los no período de recesso. Mas para isso teríamos que pagar mais 2 sálários. Que coisa fofa. Até porque eles já ganham tão pouco, tem tão poucas verbas de gabinete. Dá até pena.

Mais isso é uma questão séria. Muito séria. Pois se por um lado houver mesmo esse recesso, a sociedade irá gritar, pois isso pode vir a esfriar muitas das questões que ainda estão para serem resolvidas no Congresso, nas CPI´s. Por outro lado, se convocam a galera, teremos de pagar o equivalente a dois "pequenos" salários extras a cada um dos 594 deputados e senadores. E isso faria a sociedade gritar também. E acho que muito mais. Afinal, são só R$ 25.694,40. Coisa pouca é bobagem.

Nessa hora, o governo, o Congresso, se encontra na famosa sinuca de bico. Mas eu que não sou nenhum Ruy Chapéu, saberia sair dela facilmente. Mas isso não depende de mim. Nem de você. Depende deles também. Bem complicado.

Basta acabar com as férias de 90 dias e acabar também com a obrigatoriedade de que se houver necessidade de convocá-los de que se tenha que pagar mais qualquer coisa. No máximo concordaria com um cafezinho sem pão de queijo.

Mas para chegarmos a isso, é preciso evoluir. E muito. Não estou aqui dizendo para tirar as férias de ninguém, mas sim de tentar padronizar um pouco alguma coisa. Eles já tem bastante regalias e acho que não precisam de mais essa. Até porque tem alguns que ficam à toa, ficam de férias o ano inteiro. Para que então tantos dias de férias oficiais ??

Precisamos reformar muita coisa. Estamos em pleno século 21, mas com algumas pessoas com a mentalidade do século 18. Basta tentar descobrir se antes de Cristo ou depois.

E por falar em reformas....

Temos que rever o nosso judiciário. E urgente. Pois hoje depois da execução de Tookie Williams em Los Angeles, começo a achar que o mundo está realmente perdido. Que o ser humano parece que em alguns momentos perdeu a noção do certo e do errado. Do justo para o injusto. Tokkie foi na sua juventude lider e um dos fundadores de uma gangue de rua que aterrorizou Los Angeles na década de 70, e como tal fez muitas coisas erradas. Matou, roubou. Não nego. Foi preso e condenado. E o que se espera de um preso, é que um dia ele possa voltar ao convívio da sociedade. Que mostre arrependimento. E Tokkie mostrou isso a todos, ou quase todos. Foi indicado ao Nobel da Paz algumas vezes e se tornou um pacifista. Escreveu livros e começou a fazer de tudo para tentar tirar jovens do mesmo caminho que ele na sua infância escolheu. Sua história virou filme. Mas mesmo assim, os homens que tem o poder em decidir sobre a vida e a morte de uma pessoa, disseram mais uma vez não.

Não estou aqui defendendo marginais. Mas estou defendendo pessoas que realmente conseguem mostrar arrependimento. Isso não é difícil de se avaliar. E por outro lado, fico abismado, com casos aqui no nosso país de marginais que nunca se integrarão à sociedade, mas que continuam vivos. E nós sabemos quem são eles. E o que é pior, mesmo presos, continuam comandando e fazendo seus crimes. E não se mostram arrependidos de absolutamente nada. Se alguém me disser uma razão plausível de se manter Elias Maluco, Fernandinho “Viajando” Beira-Mar e cia vivos, eu me calarei.

Nem eles, nem nossos políticos envolvidos com todos esses escândalos. E que não param de pipocar. E que pelo visto, cada vez que se procurar mais coisas, mais coisas vamos achar. Mais nomes vão surgir. Mais CPI´s iremos criar. E o tempo irá passar. Virá o ano novo e com ele a esperança de um ano melhor.

E a esperança irá contagiar a todos, ou quase todos, ainda mais sendo ano de Copa do Mundo. Brasilllllllllllll, sil, sil, sil. Não esquecendo também que é ano de eleição. É ano do ciclo todo começar. De novo.

Começar de novo, vai valer a pena. Mas que dessa vez, não sejamos obrigados a escutar:" É um governo de merda, mas é meu governo. ". Acho que não é bem assim. Pode até ser um governo mesmo de merda, mas estamos todos no meio dele. Afinal de contas, vivemos no mesmo país. E nesse hora é difícil separar a merda do trigo e do joio.

Mas se a merda ficasse somente com eles, acho que nem nos importaríamos. Mas quando ela dá espalha para todos nós.

Vamos mudar esse jogo. E chega de tanta merda.

Nenhum comentário: