domingo, abril 10, 2005

Matematicamente falando...®


Nunca gostei muito de matemática, e me lembro bem do tempo em que tinha que decorar a tabuada. Mas isso não fez com que eu não criasse um fascínio por números. Ou melhor por estatísticas. Ou ainda melhor, para uma triste realidade expressa em números.


Não é preciso ser nenhum Oswald de Souza para entender que a matemática do Lula, não é, nunca foi e provavelmente nunca será a mesma que tentam com muita dificuldade ensinar as poucas crianças que se consegue que freqüentem as precárias escolas oferecidas pelo governo.


Nem isso a matemática dele consegue ver, que quanto mais escolas bem equipadas, quanto melhores forem os salários dos professores, mais bem preparados eles poderão estar, o que resultará num ensino melhor e conseqüentemente em pessoas com uma melhor formação, que terão uma oportunidade melhor no deficitário mercado de trabalho. Essa é a matemática, onde 2 + 2 = 4.


Mas como os números diferentemente das pessoas não mentem, esses não ajudam nem um pouco o Lula. Nessa matemática, 2 + 2 = ??. Quem se habilita a responder ??. Para George Orwell, na sua matemática, 2 + 2 = 5, havia o Grande Irmão e as Teletelas. E para o Lula ???


Até hoje, depois de 27 mêses de governo o Lula, ainda não concedeu nenhuma coletiva, e seu amigo da outra América, em tão pouco tempo de novo governo, já fez 3. Mas também, com a agenda tão cheia de viagens, onde estará o tempo para uma coletiva de imprensa ???


Até porque o minuto ainda tem 60 segundos, a hora 60 minutos, o dia 24 horas e o mês 30 dias. Mas durante como já disse, os 27 mêses de governo, o Lula esteve 103 dias fora do Brasil, e está na sua 46ª viagem. Já esteve em 61 nações, e já tem programadas até o final do ano mais quatro viagens internacionais.


Fico me perguntando será ele o presidente mais viajado da história do Brasil ?? Ou do mundo ?? Ou será que ele está em algum programa de milhagens ?? Se bem que não podemos esquecer que ele acabou de comparar aquele brinquedinho novo, o Aero-Lula, que teria que ter autonômia para levá-lo de Brasília até Paris sem escalas, e que foi o motivo para não encomendá-lo à nossa Embraer. E o próprio Lula disse que suas viagens ao exterior não incluem, pasmem, Paris, mas a França ela já foi. Ah bom !!!


Mesmo admitindo que tem viajado muito, não vemos mudanças nos planos de seu governo, com relação a outros vôos para tentar tirar o nosso Brasil do atoleiro que se encontra. Sinto como estivessemos num vôo cego onde o piloto do país está colecionando "carimbos em seu passaporte" e deixando muito a desejar em assuntos importantes de interesse nacional. Ou em outras palavaras, de interesse do Brasil e dos brasileiros.


Me espanta é que hoje num mundo onde a tecnlologia ajuda a várias empresas a economizarem muito dinheiro evitando viagens de seus alto executivos, através das salas de tele-conferência, sejam elas próprias ou até alugadas, que ninguém do governo Lula tenha tido essa idéia. Iríamos economizar tempo, muito dinheiro e ficaria dado o recado a que o governo Lula veio realmente.


Sei que existem viagens em que a presença física se faz presente, mas sem exageros. A comitiva que acompanhou o Lula ao enterro do Papa, por exemplo, foi extremamente absurda e fora de propósito. Além de sui generis. Imagina então se o Jabor gostasse do Papa...


Então quem quiser e tiver conhecimentos em Brasília, pode arriscar a fazer a sua listinha para a próxima viagem do Lula, e é só escolher de onde prefere as encomendas. Pode-se optar por Rússia, Inglaterra, Japão, Coréia do Sul, Nova York, ou quem preferir, o Uruguai no final do ano.


Mas quem sabe, se numa dessas viagens o Lula não resolva de uma vez por todas dar um pulinho aqui no Brasil e por aqui ficar por um tempo ou pelo menos lembrar que o Brasil é aqui e que querendo ou não ele tem um país para presidir.

Nenhum comentário: