domingo, janeiro 09, 2005

Pior que cupim !!!®

Aqui no Rio de Janeiro, a polícia militar voltou a tentar combater uma praga, que infesta as nossas ruas: os flanelinhas. Motivo de uma das piores dores de cabeça de nós motoristas, além do trânsito, é claro.

É mais uma forma de violência cometida contra nós. E é uma praga que é mesmo pior que cupim. Eles estão em cada esquina, a espera da próxima vítima. Estão sempre à espreita, muitas vezes ocultos como camaleões. Escondidos nas sombras.

Pode estar certo, que caso não haja ninguém credenciado pela prefeitura, onde houver vaga ou uma maneira de se estacionar um carro, um desses marginais estará por perto, babando assim que cruzar os olhos com você. E que não me apareça ninguém para defender esses "pobres coitados", e vir dizer que, eles poderiam estar matando ou roubando... Pois é isso exatamente que eles estão fazendo. Ou você acha o que ??

Basta você esboçar o menor movimento de que vai abrir a porta, que eles ditam o preço, e te dão a sentença. Aqui não existe, "quer pagar quanto ??". Pode-se até tentar uma negociação, mas dependendo de onde seja, paga-se muito bem. Se for então na porta ou proximidades das casas de espetáculo, o preço pode ser até 50% do valor do preço do ingresso, ou até mais. Melhor ir de taxi!!!

O que mais impressiona, é que até em eventos em que achamos que vamos estar livres, eles surgem do nada, como mágica, como cupins. Para o alto e avante !!! Aceitemos, eles estão sempre bem informados, na crista da onda e presentes nos mais badalados eventos da cidade. Uma verdadeira rede de informações de fazer inveja ao Google, ou a CIA. E experimente não deixar nada. Mesmo exigindo na maioria das vezes pagamento adiantado, isso não é segurança de que seu carro não será multado, roubado, avariado, ou que terá o cd furtado.

Eu mesmo já fui vítima da ação revoltada de um "cupim", quando disse que acertaria na volta, ele reclamou um pouquinho, mas quando voltei além de não estar mais tomando conta dos carros, minha pintura ganhou uma nova decoração feita a chave de ponta a ponta.(E meu carro na época tinha sido retirado da concessionária havia somente uma semana).

A polícia ?? Tinha até uma cabine a menos de 50 metros, e ao falar com o policial, ele me disse, sem meias palavras: "Queria que eu fizesse o que ?". O pior, é cada um deles já tem sua área de atuação, seu ponto, que não muda. Eu sei disso, você sabe disso e a polícia sabe disso. Até acho que muitas vezes, alguns policiais recebam sua parte na sociedade do pedaço. Que há conivência, não me resta dúvidas.

Só para se ter uma idéia, de maio de 2003 até janeiro de 2005, 1082 flanelinhas foram presos, sendo que desses, 51 tinham antecedentes criminais e 21 com mandados de prisão expedidos. Só espero que essa nova ação da polícia, não seja passageira, afinal não precisamos de mais esse tipo de violência.

Mas como na maioria das vezes todas essas operações tem começo, meio e fim e não se fala mais nisso, fica difícil para nós acreditarmos que a paz para se estacionar um carro esteja perto de acontecer. Então temos algumas opções: não sair de casa de carro, ir de taxi, ir de bike, ir de carona com um amigo menos estressado, ir de taxi, ou se não tiver outra opção rezar para encontrar um flanelinha ou "cupim" amigo. E como a tecnologia está cada vez mais presente no dia-a-dia de todos nós, quem sabe num futuro próximo eles não acabem aceitando cartão de crédito ?? Isso deve ser questão de tempo !!!

Nenhum comentário: