sexta-feira, setembro 10, 2004

Saudades, tempo, infância e inocência®


Podem me chamar de velho. Com certeza alguém o fará. Nem me importo. A única coisa que me incomoda nisso, é que o tempo não volta mais. Um tempo que não existe no nosso tempo de hoje. Um tepo sem tempo. Tenho saudades de programas de tv, desenhos, chocolates. Dos tempos em que podíamos sair e namorar no carro. A TV foi um tempo em preto-e-branco, e daí ?. Os programas eram melhores, menos violentos. Saudades, de Vila Sésamo (1972-1976), do Capitão Aza (1966-1979). Saudades do Capitão Marvel, As Panteras, Hawai 5-0, Kojak, Swat, Mulher Maravilha, O Homem de Seis Milhões de Dólares. Saudades, de Shazan & Xerife, do Zorro. Dos filmes de Jerry Lewis. Saudades, de Chips, Batman & Robin, Tarzan. De Perdidos no Espaço e Terra de Gigantes, do Agente 86. E os desenhos ??? Quem não se lembra do Urso do Cabelo Duro, Pepe Legal, Vovô Viu a Uva, A Formiga Atômica, Ligeirinho, Hong Kong Fu. Os Impossíveis, O Inspetor, A Formiga e o Tamanduá, João Grandão, O Pequeno Polegar, O Esquilo Sem Grilo, Zé Colméia, Manda-Chuva, Bom-Bom & Mau-Mau. E muitos outros tantos...Dos desenhos de Walt Disney nos cinemas nem se fala. A Dama e o Vagabundo, Dumbo, Bambi, Pinoquio, Cinderela, Fantasia, Donald, Mickey, Pateta.Isso foi minha infância. Não ficava só na televisão. Brincava com minha coleção de carrinhos da matchbox, de forte apache, playbool. Vendia revistinhas na rua, para com o dinheiro comprar, balas, biscoitos, figurinhas. Saudades, do Kri, dos cigarrinhos de chocolate, do Chisitos da Kellogg´s. Saudades da Sorveteria Zero, aquela que tinha um enorme sorvete de casquinha na porta em plena Avenida Copacabana. Saudades das fantásticas salas de cinema de rua; Rian, Caruso, Condor Copa , Art-Copa. Alguns podem estar se perguntando o por que desse saudosismo todo ? Porque olhando a nossa realidade, vejo que esse encanto acabou. São filmes, seriados, desenhos todos muito violentos. Os jogos para crianças, muitas vezes violentos. Até guardei a minha coleção de carrinhos para o meu filho, mas fico me questionando será que ele sequer irá olhar para esses carinhos ?? O que dirá sentar para brincar, com tantos jogos e gadgets eletrônicos. Sei, os tempos são outros, a tecnologia é outra, mas será que o tempo acabou com os sentimentos ?? Estes podem ser os mesmos, ou deveriam ser. O homem eu acho que não é. Ou melhor esse eu tenho certeza de que não é o mesmo de um tempo atrás, infelizmente.

Nenhum comentário: