terça-feira, setembro 07, 2004

Cadeira de rodas: Melhor sair sem ela !!®


O mundo está violento. A violência esta no nosso dia-a-dia como se fosse o ar que respiramos. Ela está em cada esquina, em cada rua, em cada bairro, nas mãos dos homens. E a outra violência ??? Outra ?, indagariam algumas pessoas. Sim, a violência sofrida por pessoas, que necessitam de uma cadeira de rodas para sair de casa. A falta de respeito impera na vida dessas pessoas. Infelizmente é um fato triste mais real. E está ai para todo mundo ver, mas quase ninguém quer ver. Apesar de existirem lugares reservados para deficientes físicos, sejam nas vagas reservadas nos Shoppings, sejam nas vagas da Prefeitura, cansei de ver pessoas sem deficiência simplesmente se cegarem diante do aviso. E eu já cansei de chamar guardas para multar carros estacionados irregularmente nas vagas da prefeitura e até solicitar reboque. Outro dia, o próprio funcionário do "Vaga Certa", me indicou uma vaga, quando saltei do carro e vi que era reservada a pessoas portadoras de deficiência, entrei no carro e estacionei em outra vaga bem próxima, e qual não foi a minha surpresa, foi eu sair para um "cego" entrar na vaga e sair todo feliz, por ter conseguido uma vaga tão fácil e tão rápido. Eu até quis falar com ele, mas fui impedido pela minha namorada, pois ela ficou preocupada com a reação desse infeliz (não tem outro adjetivo). Contamos nos dedos de uma mão, a quantidade de ônibus e de linhas, equipadas com o elevador para a cadeira de rodas. Rampas, somente agora, as pessoas tem ficado mais alertas para isso, mas estamos muito longe do ideal. E as calçadas, além de esburacadas, estão enfestadas de barracas de camelô com suas mercadorias de origem duvidosa. Isso algum dia tem que mudar. O direito de ir e vir é para todos.

Nenhum comentário: