sábado, agosto 21, 2004

Um pouco de Drumond...


Tenho esse texto desde 98. Nem me lembro como ou de quem recebi. Só sei que gostei, me identifiquei com algumas partes, e pensei porque não compartilhar ??

Bem, é um trecho extraido de uma carta de Drumond à Mario de Andrade em 22 de novembro de 1924.

" Pessolamente acho lastimável essa história de nascer entre paisagens incultas e sob ceus pouco civilizados. Sou um não cidadão confesso. É que nasci em Minas. Quando deveria nascer (não vejo cabotinismo nessa confissão) em Paris. Acho o Brasil infecto. Perdoe, o desabafo, que a vossa inteligência clara, não causaria escândalo. O Brasil não têm atmosfera mental; não têm literatura, não têm arte, têm apenas uns políticos muito vagabundos e razoavelmente imbecis ou velhacos. Detesto o Brasil, como a um ambiente nocivo à exposição do meu espírito. Sou hereditariamente europeu, ou antes: francês. Agora como acho indecente continuar a ser francês no Brasil tenho que renunciar a única tradição verdadeiramente respeitável para mim, a tradição francesa. Tenho que resignar-me a ser indígena entre os indígenas, sem ilusões. Enorme sacrifício. "

Nenhum comentário: